segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Itaipu

E aí está a foto da Linda e da mãe dela, a Madalena.
Hoje foi um dia bem legal. A gente saiu de Capitão Leônidas Marques logo de manhã e chegamos em Foz do Iguaçu para almoçar.
Depois de dar voltas e mais voltas pela cidade, conseguimos acertar a rua do restaurante.
Fomos para a Usina de Itaipu para fazer o passeio especial, o que a gente vai dentro da usina e vê uma turbina e tals. O problema era que eu estava com um short mais curto que o permitido (beeem mais curto que o permitido) e tivemos que andar uns 40km de volta para o hotel.
Roupa trocada, de volta na entrada do passeio. A gente entrou num ônibus e só desceu dele em certas paradas, ou seja, não tinha nenhum trecho de caminhada :(
E eu saí do Brasil pela primeira vez!!!!! Visitamos o lado paraguaio da usina binacional. O passeio foi muito, muito interessante. A gente foi lááá em cima da barragem, depois lááá em baixo. Tudo tremia com a força da água. Toquei em um dos canos por onde a água passa para chegar nas turbinas. Dá pra sentir a água passando.
Os corredores dentro da usina são tão longos que é permitido o uso de bicicleta pelos funcionários. Achei interessante que os botões do elevador não indicam andares, mas a altitude em relação ao nível do mar.
A turbina girando nem faz tanto barulho e foi divertidíssimo ver o pessoal tomando tererê na sala de controle :D
Hoje tinha dois vertedouros abertos e só quatro turbinas do lado paraguaio desativadas (então 16 em funcionamento). 9 mil e poucos kW por segundo.
Terminado o passeio, meu pai nos levou para o Marco da Três Fronteiras, onde os rios Iguaçu e Paraná se juntam e marcam a divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Voltamos para o hotel, dei um mergulho na piscina e agora vou pra cama porque estou morrendo de sono ^^

Um comentário:

  1. Hahaha, que safada de shorts curto :P
    Nunca saí do Brasil :/
    Adoooro tererê, mesmo só tendo tomado tipo durante uma semana --'

    Bonita camisa!

    Beeijo, curta bastante!

    ResponderExcluir